Como 1º Capitão desta nação e como um dos criadores/pioneiros desde os tempos de peladinhas, Manuel Costa Matos, Costão para os amigos, é o nosso primeiro entrevistado nesta nossa nova rubrica do blog que vai ter frequência semanal, com entrevistados para todos os gostos e com um jornalista a quem por vezes já falha a memória de tantas épocas que acompanha os ATP United.
Fomos ter com Costão por volta das 23 horas a um café perto da sua habitação após mais um dia normal de reforma passado a jogar sueca e bisca lambida, logo reparámos que os anos de ATP ainda não tinham sido esquecidos pois coçava-se constantemente como quem apresenta uma ânsia típica para entrar para dentro de campo, fica então aqui a 1ª entrevista ATP ao 1º Capitão ATP:
Morais: És o 1º entrevistado para o Blog da nossa equipa, foste também o 1º Capitão ATP e o único Campeão. O que tens a dizer destes factos? Conselhos, críticas e histórias serão todas elas aceites e nunca alvo de agressões.
Costão: Em primeiro lugar, deixa me salientar que é uma honra ser o 1º entrevistado do blog. Em segundo, é com enorme Orgulho que vejo finalmente esta equipa na liga que merece: AllStars!!!
Quanto ao facto de só termos conquistado um título, e comigo a capitão o segredo foi sermos todos um grupo de amigos tenistas, todos em "boa forma" à época, que como equipa lutámos por esse objectivo. Na altura, tínhamos também jogadores bons em todas as posições com destaque para o Craque Hugo "Falcao" Anão que até podia jogar a Guarda-Redes e marcava 2 ou 3 golos por jogo. Ahh por falar em guarda-redes, o nosso da altura não era mau de todo mas não me recordo bem do nome.. Tomás qualquer coisa...
M: Falando em títulos vamos para a nossa 11ª época e desde a 1ª que não conquistamos nenhum, no entanto estamos na divisão Allstars, coisa que como capitão/jogador não nos soubeste levar, quais são as diferenças e as semelhanças que encontras entre a equipa da nossa 2ª época que ficou em 4º lugar na Liga A e a do ano passado que viu o 1º lugar da Liga A fugir no último minuto da época?
C: Epa não é necessário mandares isso assim à cara de uma pessoa... É uma magoa que tenho, não termos atingido a Liga Allstars, comigo a Capitão, mas o mais importante é que estamos lá e temos que lá ficar muito tempo, com objectivo de sermos Campeões!!!
A nossa equipa da altura tal como disse anteriormente era muito boa, mas adversários foram superiores e morremos a praia… A equipa do ano passado é mais jovem e merecia muito ter sido campeã. Estava superiormente orientada pelo Hugo e pelo Tomás ... (aí não me recordo do apelido), e só não foram campeões por mero azar...
M: Falando agora do jogador Costão, foste conhecido pela tua entrega a 200%, arrancadas e combinações pelas alas assim como coesão defensiva que davas ao nosso trio. Que recordações tens como jogador, desde alguns rituais ou superstições que hoje possam ser reveladas, assim como, em que posição gostavas mais de alinhar.
C: Obrigado pelas mentiras acima descritas!! Com essas palavras, até parece que era bom jogador...
Acho que essa entrega que falas era comum a praticamente toda a nossa equipa, dai a chave do nosso sucesso. Em relação a mim, lembro me de ser o numero 25 (talvez a única superstição, já que gosto muito desse numero), e da 1ª camisola dos ATP que ainda hoje guardo em casa… Normalmente jogava a defesa direito e gostava de começar os jogos no banco, como era capitão, para ver os primeiros minutos de fora e perceber como "estava o jogo". Não, agora a sério, começava no banco porque jogava mal mas enfim...
M: Agora um teste à tua memória, momentos, tens recordações do teu primeiro golo? E qual o teu melhor? Relata-nos essas pérolas.
C: Tás a puxar pelos meus sentimentos... 1ª golo, não me lembro, mas lembro de ter sido dos últimos da equipa a estrear me a marcar pelos ATP.. Recordo me de marcar um golo no meu dia de anos, num jogo disputado sobre chuva torrencial. Remate do meio da rua, com guarda-redes adversário a dar um Frango "à la Roberto". Bela prenda de anos!!
Lembro me também de no jogo do Titulo, contra os Cariocas, bastava nos o empate e estava 0-0, tinha acabado de entrar e passados 5 segundos o avançado deles ( Trancoso) isolou-se e eu fiz uma placagem que se alguém do rugby me visse contratava me na hora... Realizei que tinha feito asneira e que ia para a rua sem sequer ter tocado na bola.. Felizmente árbitro era amigo e só levei amarelo...
M: E a melhor vitória, qual foi?
C: Ui bela pergunta... Talvez junte os dois jogos com os Cariocas na 1ª época. Na 1ª volta eles tinham 8 vitórias em 8 jogos e fomos a 1ª e talvez única equipa que lhes ganhou. 2-1 Salvo erro...
E depois na última jornada do campeonato, o empate a 4-4, que nos permitiu conquistar o título. Marcámos o 4-4 a 2 minutos do fim, com um cruzamento do Serra e cabeceamento do inevitável Hugo "Falcao" Anão.
Que Festa no fim, com champanhe e o "Presidente" Pai Morais a gravar tudo para a posteridade!!!
M: Queres deixar alguma sugestão à navegação? Ou contar alguma coisa de balneário que nunca veio a público?
C: Continuem a jogar com a MÍSTICA que o Hugo, o Rente e o Tomás vos transmitem e certamente vão chegar ao tão ambicionado titulo Allstars.
M: Agora para acabar, descreve em 2/3 palavras:
ATP United: Família
ATP na Liga Allstars: sonho concretizado
Título da Liga de Acesso: Orgulho
1ª Equipa ATP: Os Pioneiros do Sucesso
Equipa ATP de hoje: O Futuro do Sucesso
Hugo Anão: Craque!!! (Como jogador, mas principalmente como pessoa)
Miguel Rente: Veterano de Guerra
Tomás Morais: Dedicação à Equipa
Abraço!
Obrigado!
Obrigado Costão, mesmo que não tenho sido com a velocidade de outros tempos, mas não deixou de sair bem :)!
Grande Abraço!
Não percam para a semana a segunda entrevista!
quinta-feira, 15 de março de 2012
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Costão: as portas estão sempre abertas como bem sabes.
ResponderEliminarMorais: és o maior!
O guarda redes era o Taveira, metia em todos os jogos, mas era água...
ResponderEliminar